Voltar ao site

Os pontos positivos de comprar um fogão a lenha

Os fogões a lenha têm passado por um período difícil na imprensa nos últimos meses. Foi principalmente devido ao apelo do prefeito de Londres Sadiq Khan para a proibição dos queimadores de madeira em áreas urbanas, especialmente em Londres, em uma tentativa de tentar melhorar a qualidade do ar.

O Sr. Khan pediu que a Lei do Ar Limpo fosse emendada para permitir a criação de zonas de emissão zero depois que ele acionou o alerta de qualidade do ar de Londres pela sétima vez em treze meses.

Por um tempo, tudo parecia um pouco sombrio para nossos amados fogões, mas estamos aqui para consertar alguns erros e dizer por que ter um fogão a lenha é fantástico e que você deve se orgulhar de ter um em sua casa!

Por que comprar um fogão a lenha?

Aqui estão nossas sete principais vantagens de comprar um fogão a lenha para ajudá-lo a decidir se é certo para você ...

1. As estatísticas negativas são enganosas

Uma pesquisa do King's College London estima que entre um quarto e um terço de toda a poluição de partículas finas de Londres vem da queima de lenha doméstica.

No entanto, verifica-se que 70% das emissões de queima de madeira, na verdade, vêm de lareiras, não de fogões. A porcentagem de pessoas fora do sudeste da Inglaterra com um fogão é muito menor (16% no sudeste da Inglaterra contra 5% nacionalmente), mostrando o quão pequeno é o impacto geral da poluição do fogão.

Culpar os queimadores de madeira pela má qualidade do ar é como as empresas de fast food por terem excesso de peso. Existem questões maiores em jogo aqui.

Relacionado: Os queimadores de madeira são ruins para o meio ambiente?

2. Fogões são muito mais ecológicos agora

Claro que não vamos enterrar a cabeça na areia e dizer que os fogões a lenha são 100% ecológicos. No entanto, a tecnologia e os materiais usados ​​para fazer fogões evoluíram muito e eles estão longe de ser tão poluentes quanto antes, e menos ainda do que uma lareira.

Enquanto a maioria dos queimadores de madeira modernos são mais verdes do que seus equivalentes antigos, os fogões Ecodesign Ready são ainda melhores para o meio ambiente.

Até 2022, todos os fogões a lenha devem estar em conformidade com a diretiva europeia de Ecodesign em uma tentativa de combater a poluição do ar e as emissões de partículas. Muitos fabricantes de fogões estão superando a diretriz e produzindo fogões prontos para o Ecodesign que, na verdade, excedem a diretriz em até 75%.

Ao comprar ou mudar para um fogão pronto para Ecodesign, você estará contribuindo para a redução da poluição por fumaça de lenha.

Dê uma olhada em nossa grande variedade de fogões prontos para Ecodesign ou saiba mais sobre nosso Esquema de página de sucata de fogões para obter informações sobre como você pode economizar dinheiro em um novo fogão descartando o antigo.

Relacionado: Os melhores fogões ecológicos ecológicos

3. Os fogões a lenha usam combustível renovável

Muitas pessoas ficam presas aos negativos em torno da queima de madeira como combustível e das emissões que ela produz, mas há mais do que isso.

Obviamente, a madeira é uma fonte renovável e, na verdade, não agride o meio ambiente do que o uso de gás ou eletricidade. De acordo com o Green Match , a queima de madeira produz 0,008 kg de CO2 por kWh em comparação com 0,198 kg para gás e 0,517 kg para eletricidade.

Relacionado: Seu fogão pode ajudar a manter a poluição do ar baixa?

4. Enfrente os fornecedores de energia

O preço do aquecimento da sua casa está começando a ficar ridículo e as promessas do governo de congelar os preços da energia parecem ser adiadas a cada ano.

No entanto, ao queimar lenha, você está se libertando (pelo menos parcialmente) das garras dos fornecedores de energia. Concedido, você tem que lidar com as flutuações de preços dos fornecedores de lenha, mas quaisquer aumentos provavelmente serão menos severos do que os aumentos nos preços do gás e da eletricidade.

Na verdade, a queima de madeira é amplamente considerada neutra em carbono. Isso significa que a quantidade de dióxido de carbono absorvida por uma árvore ao longo de sua vida é aproximadamente equivalente à quantidade liberada quando a madeira é queimada - isso significa que a quantidade extra de CO2 adicionado ao meio ambiente é efetivamente zero.

5. Altos níveis de eficiência

Os fogões a lenha não estão apenas se tornando mais ecológicos, mas também mais eficientes. Isso significa que mais calor é usado para aquecer sua casa, em vez de ser expelido pela chaminé.

Por exemplo, o fogão a lenha Mendip Ashcott tem uma eficiência de mais de 80%, o que significa que você não está perdendo muito calor - apenas 20% está sendo perdido pela chaminé e o resto é usado para tornar sua casa agradável e quentinha . Uma lareira perde até 75-80% do calor através da chaminé, tornando-a incrivelmente ineficiente para aquecer residências.

Fogões mais antigos também terão uma classificação de eficiência mais baixa, portanto, se você quiser garantir que está recebendo mais calor em sua casa, um novo fogão seria uma escolha inteligente. Um fogão à lenha mais eficiente não só é melhor para sua carteira, pois você gasta menos com combustível, mas também é melhor para o meio ambiente.

6. Fogões de caldeira podem aquecer sua água

Ao mesmo tempo que mantém a sua sala de estar agradável e quente, um fogão com caldeira tem uma caldeira que utiliza o calor do fogão para aquecer o abastecimento de água quente sanitária e os radiadores em todo o resto da casa. Isso pode economizar ainda mais em suas contas de aquecimento!

Veja toda a nossa gama de fogões a caldeira .

7. Alguns fogões podem ser usados ​​em áreas de controle de fumaça

As áreas de controle de fumaça são certas partes de vilas ou cidades nas quais, de acordo com a Lei do Ar Limpo de 1993, é ilegal emitir fumaça pela chaminé.

Você pode pensar que isso significa que você não pode usar queimadores de madeira de qualquer tipo se você mora em uma área assim - mas não é o caso!

Os fogões aprovados pelo DEFRA podem, de fato, ser usados ​​em áreas de controle de fumaça. Isso ocorre porque eles são altamente eficientes e, na verdade, produzem muito pouca fumaça, por isso foram classificados como isentos.